segunda-feira, 27 de abril de 2009

História de Portugal - Maria, a mulher do povo

-Olá, eu sou a Maria! Sou uma mera pessoa do povo e, por isso, passo muitas dificuldades, entre elas a fome e o frio.
Só para terem uma ideia, a minha casa é pequena e pobre, é feita de terra amassada, a maior parte dela é coberta de colmo. Só tenho uma sala onde faço tudo: dormir, cozinhar e passar os tempos livres. Tem poucas aberturas para além das portas, onde mal entra a luz do sol. Quase não tem mobiliário, eu durmo em montes de palha e tapo-me com peles de animais. Cozinho em fogueiras que faço dentro de casa e ainda bem por que assim tenho luz e calor.
A minha roupa é pobrezinha e simples, ainda por cima é feita por mim. Há dois tipos de tecido: a lã mais quente e o linho mais fresco, a minha roupa é igual à do meu marido. A minha roupa principal é constituída por uma espécie de camisa direita, até meio da perna, de mangas compridas. Quando saio uso um manto por cima e calço sandálias de sola ou sapatos de couro.
A minha alimentação é composta por duas refeições: o jantar e a ceia. Costumo comer mais legumes, frutas e pão; às vezes o meu marido caça coelhos e outros pequenos animais sem os nobres saberem.
Como vêem não é vida fácil, mas é a minha vida!

Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário