terça-feira, 28 de abril de 2009

História de Portugal - D.Dinis, o rei

-Olá, eu sou o rei D. Dinis e vivo no século XIII. Nasci no ano 1271 em Santarém.
Sou filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela.
Estou aqui para vos falar dos meus meios de transporte, do vestuário que uso, da alimentação que tenho e do comércio que é realizado no meu reino.
Eu vivo em castelos iluminados por tochas, candeias de azeite, lareiras e pela luz do sol.
Eu como carne, peixe, fruta, legumes e pão. Como ainda não existem pratos e talheres, como com as mãos e a comida é servida em cima de uma grossa fatia de pão.
O meu vestuário é feito em casa pelas mulheres, com lã (no Inverno) e linho (no Verão), e calço uns sapatos de couro. Visto um fato parecido com o dos nobres, mas mais bonito e rico.
O comércio é feito em feiras e em mercados. Fui eu que criei mais feiras para se fazer a troca de produtos.
Os meus tranportes são o cavalo e a carruagem real.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

História de Portugal - Maria, a mulher do povo

-Olá, eu sou a Maria! Sou uma mera pessoa do povo e, por isso, passo muitas dificuldades, entre elas a fome e o frio.
Só para terem uma ideia, a minha casa é pequena e pobre, é feita de terra amassada, a maior parte dela é coberta de colmo. Só tenho uma sala onde faço tudo: dormir, cozinhar e passar os tempos livres. Tem poucas aberturas para além das portas, onde mal entra a luz do sol. Quase não tem mobiliário, eu durmo em montes de palha e tapo-me com peles de animais. Cozinho em fogueiras que faço dentro de casa e ainda bem por que assim tenho luz e calor.
A minha roupa é pobrezinha e simples, ainda por cima é feita por mim. Há dois tipos de tecido: a lã mais quente e o linho mais fresco, a minha roupa é igual à do meu marido. A minha roupa principal é constituída por uma espécie de camisa direita, até meio da perna, de mangas compridas. Quando saio uso um manto por cima e calço sandálias de sola ou sapatos de couro.
A minha alimentação é composta por duas refeições: o jantar e a ceia. Costumo comer mais legumes, frutas e pão; às vezes o meu marido caça coelhos e outros pequenos animais sem os nobres saberem.
Como vêem não é vida fácil, mas é a minha vida!

Maria